Menu

Qual a melhor ordem para assistir Star Wars?

Esta é a melhor maneira de assistir todos os filmes de Star Wars em ordem. Em certo sentido, Star Wars sempre foi contado fora de ordem; o rastreamento de abertura de The Empire Strikes Back introduziu a ideia de que era na verdade o “Episódio V”, confirmando que George Lucas havia perdido os espectadores no meio da história que ele pretendia contar. Ele encerrou a trilogia original e só voltou para contar as prequelas décadas depois. Lucas estabeleceu um padrão que Star Wars manteve desde então, com filmes e programas de TV pulando na linha do tempo impunemente.

Isso, naturalmente, significa que cada um tem sua própria opinião sobre a melhor maneira de assistir Star Wars em ordem. Mark Hamill prefere uma ordem de visualização baseada na ordem de lançamento, por exemplo, enquanto outros tendem a escolher uma ordem cronológica dentro do universo. Há ainda mais debate sobre a possibilidade de integrar a gama cada vez maior de programas de TV Star Wars na mistura. Esta é a melhor maneira de assistir Star Wars.

A melhor ordem de visualização de Star Wars


Daisy Ridley como Rey, Mark Hamill como Luke Skywalker e Carrie Fisher como Leia em Star Wars: A Ascensão Skywalker
A melhor ordem de visualização de Star Wars é um pouco mais criativa. Em 2011, Rod Hilton propôs a chamada “Ordem Machete”. Esta foi uma tentativa inovadora de criar uma ordem de visualização que preservasse a sensação de surpresa em muitas reviravoltas da trilogia original, notadamente a revelação de que Luke Skywalker é filho de Anakin. A Ordem Machete apresentou falhas desde o início; Hilton não gostava de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, então ele o ignorou, embora seja uma parte essencial da saga. Mas a melhor ordem de exibição de Star Wars, no entanto, toma emprestado disso – e vai um passo além, integrando a trilogia sequencial e os filmes antológicos da Lucasfilm.

Rogue One: Uma História de Star Wars (2016)
Guerra nas Estrelas (1977)
O Império Contra-Ataca (1980)
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002)
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
O Retorno dos Jedi (1983)
Solo: Uma História de Star Wars (2018)
Star Wars: O Despertar da Força (2015)
Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi (2017)
Guerra nas Estrelas: A Ascensão Skywalker (2019)
Prós: Esta ordem de visualização de Star Wars usa Rogue One: A Star Wars Story como prólogo, configurando a Estrela da Morte e Darth Vader. Somente depois das revelações de O Império Contra-Ataca é que se revela que Darth Vader estava dizendo a verdade, e os paralelos entre Anakin e Luke adicionam suspense narrativo ao Retorno dos Jedi. George Lucas sempre afirmou que Star Wars é como poesia, na medida em que rima. Esta ordem de visualização de Star Wars ajuda a revelar o esquema de rimas, permitindo que os espectadores identifiquem os padrões. Solo: uma história de Star Wars é usado como limpador de paleta após a trilogia original, antes de passar para as sequências.

Contras: O principal problema com esta ordem de visualização de Star Wars é a perda de impulso após The Empire Strikes Back. Embora a maioria das revelações tenha sido preservada, há uma que perde todo o senso de surpresa; O relacionamento de Leia com Luke é revelado nas cenas finais de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith. A localização de Solo: uma história de Star Wars parece um pouco arbitrária, mas mesmo assim funciona para garantir que os espectadores tenham uma ligação tão forte quanto possível com Han Solo antes de Star Wars: O Despertar da Força.

PUBLICIDADE

Como assistir filmes de Star Wars em ordem de lançamento

A ordem de visualização recomendada por Mark Hamill é a ordem de lançamento. Isso significa que os espectadores começarão com a trilogia original de Star Wars, antes de voltar no tempo para as prequelas e, finalmente, seguir para a trilogia sequencial mais recente. Esta ordem de visualização de Star Wars tem a vantagem de preservar a sensação de surpresa em torno de revelações específicas, simulando as reações do público original. Os filmes antológicos Rogue One: Uma História de Star Wars e Solo: Uma História de Star Wars apresentam uma valiosa história de fundo sobre as ideias e personagens da trilogia original.

Guerra nas Estrelas (1977)
O Império Contra-Ataca (1980)
O Retorno dos Jedi (1983)
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002)
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
Star Wars: O Despertar da Força (2015)
Rogue One: Uma História de Star Wars (2016)
Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi (2017)
Solo: Uma História de Star Wars (2018)
Guerra nas Estrelas: A Ascensão Skywalker (2019)
Prós: há uma razão pela qual Mark Hamill prefere assistir Star Wars por ordem de lançamento; é simples e eficaz. Ele preserva muitas das principais reviravoltas, então qualquer pessoa que esteja assistindo e ainda não tenha estragado as principais reviravoltas ficará surpresa quando elas acontecerem.

Contras: Assistir Star Wars na ordem de lançamento pode ser um pouco frustrante, simplesmente porque a história tende a pular bastante na linha do tempo. Claramente não foi assim que o próprio George Lucas pretendia, visto que ele vê as prequelas como os três primeiros capítulos de sua saga. Os lançamentos mais recentes tornam-se ainda mais difíceis de navegar, com as sequências intercaladas com etapas bastante aleatórias no tempo.

Como assistir filmes e programas de TV de Star Wars em ordem de lançamento

É uma tarefa um pouco mais desafiadora assistir a filmes e programas de TV de Star Wars na ordem de lançamento, é claro, simplesmente porque a franquia está em constante expansão. Ainda assim, alguns espectadores podem optar por esta abordagem, integrando os filmes e programas de TV numa única experiência de visualização. Por uma questão de concisão, esta lista tende a agrupar programas de TV – exceto os recentes programas de TV Disney + ambientados durante a era Mandaloriana, onde as séries individuais estão muito mais interligadas.

Guerra nas Estrelas (1977)
O Império Contra-Ataca (1980)
O Retorno dos Jedi (1983)
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002)
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
Guerra nas Estrelas: As Guerras Clônicas (2008)
Star Wars: The Clone Wars temporadas 1-7 (2008-2020)
Rebeldes de Guerra nas Estrelas (2014-2018)
Star Wars: O Despertar da Força (2015)
Rogue One: Uma História de Star Wars (2016)
Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi (2017)
Solo: Uma História de Star Wars (2018)
Resistência a Guerra nas Estrelas (2018-2020)
Guerra nas Estrelas: A Ascensão Skywalker (2019)
As temporadas Mandalorianas 1 e 2 (2020)
Guerra nas Estrelas: O Lote Ruim (2021-)
O Livro de Boba Fett (2021)
Obi-Wan Kenobi (2022)
Andor (2022-)
Star Wars: Contos dos Jedi (2022-)
O Mandaloriano temporada 3 (2023)
Aventuras de Jovens Jedi (2023)
Ahsoka (2023)
Prós: Seguir esse padrão permite ao espectador vivenciar a franquia Star Wars à medida que ela evolui, com personagens e temas se desenvolvendo de uma forma fascinante. É possível acompanhar o desenvolvimento dos diferentes personagens e conceitos em jogo, entendendo como escritores, diretores e showrunners se inspiraram nos capítulos anteriores para criar sua última história.

Contras: Esta é uma das maneiras mais complicadas de assistir Star Wars e é muito fácil perder qualquer senso de foco narrativo. Isso só se tornará mais complexo à medida que Star Wars continuar a se expandir, com vários filmes e programas de TV sendo lançados todos os anos. As coisas não são ajudadas pelo fato de os vários programas ambientados na era Mandaloriana estarem interligados, porque será cada vez mais difícil acompanhar o que faz e o que não faz parte dessa narrativa.

Como assistir Star Wars em ordem cronológica

Alternativamente, alguns espectadores optam por assistir Star Wars em ordem cronológica. A linha do tempo de Star Wars tende a se concentrar na Batalha de Yavin, datando eventos como “BBY” (Antes da Batalha de Yavin) ou “ABY” (“Depois da Batalha de Yavin”). Esta experiência de visualização é muito diferente, dando uma sensação de a passagem do tempo e o crescimento de personagens e conceitos na galáxia de Star Wars. Há menos reviravoltas surpreendentes na trilogia original, mas o contexto significa que as cenas individuais ressoam poderosamente da mesma forma.

Linha do tempo dos filmes de Star Wars

Para quem quer apenas assistir aos filmes de Star Wars sem entrar em vários seriados, assistir os filmes em ordem cronológica funciona. Sempre haverá um debate sobre como Star Wars deve ser assistido – cronologicamente ou por lançamento. Dito isto, considerando que a maioria das pessoas já está familiarizada com as maiores revelações da trilogia Star Wars original, assistir Star Wars cronologicamente pode não ser um problema em termos de “estragar” as coisas. Os spinoffs de Star Wars da Disney, Solo e Rogue One, também devem ser considerados na ordem cronológica de visualização de Star Wars.

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (32 ABY)
Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (22 ABY)
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (19 ABY)
Solo: Uma História de Star Wars (13 ABY – 10 ABY)
Rogue One: Uma História de Star Wars (0 ABY)
Uma Nova Esperança (0 ABY)
O Império Contra-Ataca (3 DBY)
O Retorno dos Jedi (4 DBY)
Star Wars: O Despertar da Força (34 DBY)
Star Wars: Os Últimos Jedi (34 DBY)
Star Wars: A Ascensão Skywalker (35 DBY)

A ordem cronológica de observação de Star Wars começa com Anakin Skywalker em Tatooine e cobre a trilogia prequela de George Lucas antes de entrar nos spinoffs de Star Wars da era Disney. Tanto Solo quanto Rogue One se passam entre as prequelas e a trilogia original, com o final de Rogue One levando diretamente para Uma Nova Esperança. A trilogia original de Star Wars termina com O Retorno de Jedi e é seguida por O Despertar da Força, a primeira das sequências de Star Wars da Disney. A trilogia de sequências de Star Wars termina com The Rise of Skywalker, atualmente o último filme de Star Wars, tanto cronologicamente quanto por lançamento.

Linha do tempo dos programas de TV de Star Wars

Exceto os três primeiros episódios de Tales of the Jedi, que acontecem antes de The Phantom Menace, todos os programas de TV de Star Wars acontecem durante e/ou entre dois filmes de Star Wars. Como tal, assistir aos programas de TV Star Wars em ordem cronológica sem verificar os filmes pode ser um pouco confuso. Porém, para quem já conhece Star Wars e planeja acompanhar os programas de TV, a ordem cronológica funciona perfeitamente. Os programas de Star Wars da Disney constituem a maioria dos programas de TV canônicos de Star Wars, que inclui produções de ação ao vivo e animadas.

É importante notar que Star Wars: The Clone Wars, de George Lucas, seguiu uma estrutura de antologia, o que significa que os episódios foram contados fora de ordem. Os espectadores que quiserem acompanhar essas histórias específicas em ordem precisarão consultar um guia sobre como assistir as Guerras Clônicas em ordem cronológica, o que está fora do âmbito desta peça em particular. Ainda assim, com essa exceção, aqui está um guia sobre Star Wars em ordem cronológica.

Aventuras de Jovens Jedi (aproximadamente 200 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódios 1-3 (68 ABY-32 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódio 4 (32 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódio 5 (22 ABY)
Star Wars: As Guerras Clônicas (22 ABY-19 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódio 6 (19 ABY)
Star Wars: The Bad Batch (c. 19 ABY)
Obi-Wan Kenobi (9 ABY)
Andor (5 ABY)
Rebeldes de Star Wars (5 ABY-0 ABY)
As temporadas Mandalorianas 1-2 (c. 9 DBY)
O Livro de Boba Fett (c. 9 DBY)
3ª temporada de Mandalorian (c. 9ABY – 12 DBY)
Ahsoka (c. 9 DBY – 12 DBY)
Temporadas 1-2 de Star Wars Resistance (34 DBY – 35 DBY)

Linha do tempo dos programas de TV de Star Wars

Os espectadores mais dedicados de Star Wars podem optar por assistir a tudo na ordem da linha do tempo – incluindo filmes e programas de TV. Esta é uma tarefa desafiadora, mas permite que temas e ideias evoluam de forma profunda. Novamente, os espectadores precisarão estar cientes da estrutura da antologia de Star Wars: The Clone Wars, o que complica um pouco as coisas.

Aventuras de Jovens Jedi (aproximadamente 200 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódios 1-3 (68 ABY-32 ABY)
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (32 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódio 4 (32 ABY)
Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (22 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódio 5 (22 ABY)
Star Wars: As Guerras Clônicas (22 ABY-19 ABY)
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (19 ABY)
Star Wars: Tales of the Jedi temporada 1, episódio 6 (19 ABY)
Star Wars: The Bad Batch (c. 19 ABY)
Solo: Uma História de Star Wars (13 ABY – 10 ABY)
Obi-Wan Kenobi (9 ABY)
Andor (5 ABY)
Rebeldes de Star Wars (5 ABY-0 ABY)
Rogue One: Uma História de Star Wars (0 ABY)
Uma Nova Esperança (0 ABY)
O Império Contra-Ataca (3 DBY)
O Retorno dos Jedi (4 DBY)
As temporadas Mandalorianas 1-2 (c. 9 DBY)
O Livro de Boba Fett (c. 9 DBY)
3ª temporada de Mandalorian (c. 9ABY – 12 DBY)
Ahsoka (c. 9 DBY – 12 DBY)
1ª temporada da Resistência de Star Wars (34 DBY)
Star Wars: O Despertar da Força (34 DBY)
Star Wars: Os Últimos Jedi (34 DBY)
2ª temporada de Star Wars Resistance (34 DBY – 35 DBY)
Star Wars: A Ascensão Skywalker (35 DBY)

Prós: Assistir Star Wars em ordem cronológica permite que os espectadores naveguem na linha do tempo, apreciando totalmente a escala dos planos de Palpatine. Há um forte senso de impulso narrativo, e aqueles que optam por integrar filmes e programas de TV em sua cronologia passam a compreender o estado da galáxia de forma muito mais eficaz. Deve-se notar que George Lucas pretendia claramente que Star Wars fosse assistido nesta ordem, já que ele chamou as prequelas de episódios 1, 2 e 3.

Contras: Uma ordem de visualização cronológica remove quase todo o sentimento de surpresa na trilogia original de Star Wars, o que é uma pena. Também se torna extremamente complicado quando os vários programas de TV são integrados na linha do tempo – e sem dúvida se tornará cada vez mais complexo à medida que mais programas forem lançados. A estrutura da antologia de Star Wars: The Clone Wars pode tornar bastante difícil seguir essa ordem de visualização de Star Wars em particular.

Fonte: ScreenRant

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja tambem

“Skeleton Crew” | Nova série de Star Wars tem data confirmada!

Por que Star-Wars: The Force Unleashed II não deu certo?

Guia de Planetas - Muunilinst

Guia de Planetas | Muunilinst: O Coração Financeiro da Galáxia

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do universo Star Wars!

Isenção de responsabilidade: Central Tatooine não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado com STAR WARS, Lucasfilm Ltd., The Walt Disney Company, Disney Enterprises Inc. ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas. O site oficial de Star Wars está disponível em www.starwars.com. Todas as artes, logotipos e propriedades de Star Wars: ©Lucasfilm LTD

Central Tatooine - 2024