Menu

Quem é melhor: Exército Droid vs. Exército Clone?

O Exército Droid lutou contra o Exército Clone durante as Guerras Clônicas, um conflito que durou entre 22 ABY e 19 ABY. Ambos os exércitos tinham seus pontos fortes e fracos e variavam dramaticamente em tamanho. Você pode, portanto, se perguntar qual exército é mais forte e quem venceria a guerra. O Exército Droid venceu no jogo dos números, mas o Exército Clone menor tinha comandantes Jedi e seus indivíduos eram capazes de eliminar um grande número de dróides. Os dróides também foram enfraquecidos por causa de falhas, enquanto a maioria dos clones não resistiu à Ordem 66, que encerrou a Ordem Jedi.

O que é o Exército Droid?

As Guerras Clônicas colocaram a Confederação de Sistemas Independentes, também chamada de Separatistas, contra a República Galáctica. Enquanto o Exército Clone lutava pela República, o Exército Droid servia aos Separatistas. O maior dos dois exércitos, os andróides tinham milhões a mais em suas fileiras do que os clones. Eles eram originalmente droides de batalha B1 e fizeram sua primeira aparição em A Ameaça Fantasma durante a Batalha de Naboo.

No entanto, os B2 surgiram no início das Guerras Clônicas, e até vimos versões mais recentes surgindo. Alguns desses andróides incluíam MagnaGuards, cujo trabalho era proteger Separatistas de alto escalão. Você também viu dróides servindo como unidades de comando e comandantes táticos. Após as Guerras Clônicas, a maioria dos andróides foram desativados e derretidos. Alguns andróides sobreviveram ao colapso, apenas para Ezra Bridger, Rex e Kanan Jarrus descobrirem sua existência em Star Wars Rebels.

O que é o Exército Clone?

PUBLICIDADE

O Exército Clone, também chamado de Grande Exército da República, era composto por soldados clones que envelheciam rapidamente e foram criados no planeta Kamino. Obi-Wan Kenobi os descobriu enquanto estava ocupado procurando pelo assassino de Padme Amidala. Embora a lealdade dos clones fosse com a República e eles possuíssem mentes independentes, eles foram programados para receber ordens sem questionar. Isso ocorreu graças a Dooku ter encomendado os clones depois que ele pagou aos Pykes para matar seu comissário original, Sifo-Dyas. Essa programação foi possível graças a um chip implantado em seu cérebro. Entre as ordens estava a Ordem 66. Isso exigia que os soldados assassinassem coletivamente os comandantes Jedi designados a eles.

Em 19 ABY, durante os eventos de A Vingança dos Sith, Darth Sidious deu esta ordem aos soldados clones após a queda de Anakin Skywalker para o lado negro. Após as Guerras Clônicas, eles se tornaram os primeiros stormtroopers. Mas devido ao seu rápido envelhecimento, o Império eliminou gradualmente os clones. Alguns conseguiram lutar contra seus implantes e aderir à Rebelião. Outros permaneceram apenas o tempo suficiente para treinar a próxima geração de stormtroopers. Também graças ao seu rápido envelhecimento, a maioria dos clones morreram por volta de 0 ABY e foram extintos durante os eventos de O Despertar da Força.

Comparações lado a lado: dividindo tudo

Quantos em cada exército?

O número de soldados clones começou com escassos 200.000, que foi o número que Lama Su transmitiu a Obi-Wan Kenobi em Ataque dos Clones. No entanto, este é um número muito pequeno para enfrentar centenas de milhões no Exército Droid. No livro Republic Commando, Karen Traviss afirmou que o número chegou a 3 milhões. O número poderia ter aumentado para um número ainda maior já que as Guerras Clônicas duraram entre 22 ABY e 19 ABY, com 6 milhões servindo como o máximo absoluto. O consenso comum é que para cada clone havia 100 andróides, portanto, considerando os 3 milhões a 6 milhões de clones, veríamos entre 300 milhões e 600 milhões de andróides. Seu grande número, segundo o Conde Dooku, pretendia subjugar tanto os soldados clones quanto os Jedi.

Quem eram seus comandantes?

As Guerras Clônicas nada mais foram do que uma armação de Darth Sidious e do Conde Dookan como uma conspiração para acabar com os Jedi e trazer o Império Galáctico. Como a Ordem 66 era o fim do jogo, Sidious, então conhecido como Palpatine, encarregou os Jedi de comandar os clones. Isso deu a Palpatine a estrutura para se livrar dos Jedi quando o tempo pedisse.

O General Grievous comandou o Exército Droid e, antes de se tornar comandante, era um respeitado senhor da guerra em seu planeta natal, Kalee. Um ciborgue quando chegou 22 ABY, Grievous inicialmente chamou a atenção dos Sith durante suas conquistas. Ofereceram-lhe cibercinética, que ele aceitou, mas ainda não era boa o suficiente para os Sith. Eventualmente, o Conde Dookan enviou agentes para destruir o ônibus espacial de Grievous e feri-lo até a morte. Isso forçou Grievous a se tornar totalmente ciborgue e submisso ao jogo final dos Sith.

Quais foram seus pontos fortes?

Os números serviram como a maior força para o Exército Droid. Eles também não tinham alma, dificilmente tinham uma mente independente. Como eram 100% máquinas, os centros de comando centralizados eram capazes de controlá-los em grande número. Embora os clones tivessem números menores, eles eram seres reais, o que lhes dava mentes mais fortes do que seus equivalentes andróides. Isso permitiu que eles destruíssem dezenas de andróides em um curto período, mesmo que os andróides fossem capazes de dominar os clones e os Jedi. Como os Jedi comandaram os clones, eles também tiveram o benefício de lutar atrás dos sensitivos da Força.

Quais eram suas fraquezas?

Como eram 100% máquinas, o Exército Droid poderia enfrentar falhas em massa em sua programação. Isso pode fazer com que eles ajam fora da linha e tomem decisões erradas durante a batalha. Uma grande falha em sua programação é que os Geonosianos não os projetaram para serem inteligentes, mas sim submissos. O objetivo de cada unidade droide de batalha era sobrecarregar, o que explica seu grande número. Dadas as mentes limitadas dos andróides, os soldados clones e os Jedi poderiam às vezes eliminá-los em grande número. A maior fraqueza dos clones é que geralmente não conseguiam desafiar uma ordem. Ou se tentassem, como Rex fez em The Clone Wars, eventualmente sucumbiram. Isso levou à transformação dos clones em stormtroopers em 19 ABY, quando mataram seus comandantes Jedi.

Tabela de comparação:

Exército Droid Exército Clone
Número de caças Entre 300 milhões e 600 milhões Entre 3 milhões e 6 milhões
Fraquezas Propensas a falhas em massa
Projetado para ser submisso em vez de inteligente, o que causou vítimas em massa
Incapazes de resistir a uma ordem, o que os levou a trair e matar a maioria dos Jedi.
Pontos fortes Grande número projetado para dominar clones e Jedi mais inteligentes em batalha
Tinha comandantes Jedi

Exército Droid vs. Exército Clone: Quem era mais forte?

Embora os andróides tivessem números maiores, eles nem sempre eram uma forte combinação para os Jedi e os soldados clones, devido à sua falta de inteligência. Seu grande número pretendia apenas sobrecarregar os clones e os Jedi. Os clones começaram com 200.000 soldados pedestres antes de seu número saltar para milhões. Mesmo com seu menor número, o Exército Clone foi capaz de acompanhar os andróides durante as Guerras Clônicas, independentemente do número destes últimos. No final, o Exército Droid perdeu tecnicamente, já que Obi-Wan Kenobi matou o General Grievous, a República venceu a Batalha de Coruscant e Anakin Skywalker/Darth Vader matou o Conde Dookan mais os líderes Separatistas. Além disso, o Exército Clone compreendia Darth Sidious e os primeiros stormtroopers do Império enquanto ele desativava o Exército Droid. Se Sidious acreditasse que o Exército Droid era o mais forte dos dois, ele teria descartado os clones e mantido os droides.

Conclusão

A força do Exército Droid residia em seu número, mas eles foram incapazes de subjugar perpetuamente o Exército Clone. Enquanto isso, o Exército Clone tinha os Jedi ao seu lado e possuía uma vantagem mais estratégica. O Exército Clone também não sofreu inúmeras falhas como o Exército Droid. Embora ambos tenham sido projetados para serem submissos e cumprir ordens sem questionar, o Exército Clone tinha mentes mais independentes. Alguns, como o Capitão Rex, tentaram derrubar a Ordem 66 e até viveram o suficiente para lutar na Guerra Civil Galáctica.

Traduzido de: may4bewithyou.com

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja tambem

Resenha: Star Wars – Marcas da Guerra

Tudo o que Você Precisa saber sobre Star Wars: The Acolyte

Star Wars: The Acolyte | Tudo o que Você Precisa saber sobre a Série

Star Wars: The Acolyte | Novas Imagens destacam o Novo Sith da Série

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do universo Star Wars!

Isenção de responsabilidade: Central Tatooine não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado com STAR WARS, Lucasfilm Ltd., The Walt Disney Company, Disney Enterprises Inc. ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas. O site oficial de Star Wars está disponível em www.starwars.com. Todas as artes, logotipos e propriedades de Star Wars: ©Lucasfilm LTD

Central Tatooine - 2024