Menu

Star Wars vai sofrer um reboot!? E agora?

Não é segredo pra ninguém que Star Wars está entre as franquias mais conhecidas e bem sucedidas da cultura pop. Tendo arrecadado mais de 10 Bilhões de dólares com seus filmes, ficando atrás apenas da Marvel e seus mais de 30 filmes. Porém, um diretor americano revelou essa semana, durante a New York Comic Con, que gostaria de começar Star Wars novamente do zero…E olha que ele já fez isso com os X-Men! Então, vem comigo pra descobrir se Star Wars vai sofrer um reboot? E entender melhor toda essa história.

Bom, primeiro bora entender o conceito de reboot. Esse termo tem ganhado cada vez mais força nas últimas décadas em Hollywood. Em sua essência, significa a reinicialização de uma determinada história ou continuidade narrativa. Um reboot geralmente se refere a uma franquia, ou um único filme, e envolve uma história que ignora completamente todos ou alguns dos filmes anteriores da série. Embora certos elementos como pontos da trama, personagens ou locais possam ser semelhantes à versão mais antiga da história, uma versão reiniciada geralmente é totalmente nova, com pouca ou nenhuma conexão com o que veio antes. Alguns exemplos marcantes dessa abordagem nos últimos anos são os filmes mais recentes de Star Trek, os filmes Planeta dos Macacos, que começaram em 2011 com A Ascensão do Planeta dos Macacos, e a única parcela da Universal em sua extinta franquia Dark Universe, The Mummy (2017).

Mas então, quer dizer que querem rebootar a trilogia sequel de Star Wars? Que foi mal planejada e mal recebida pelos fãs? Não, o plano desse diretor é, na verdade, rebootar a trilogia clássica de Star Wars. Pois é, a mais amada e conceituada, tanto pelos fãs, quanto pela crítica. Mas quem é esse sujeito? E o que ele já dirigiu? Bom, seu nome é Matthew Vaughn, e ele foi o responsável pelo soft reboot dos mutantes, com o filme X-Men: First Class. Que funciona como uma prequel dos filmes originais, ao mesmo tempo em que serve como um reboot dos atores dos personagens da franquia. O que gerou uma trilogia inteira com esse novo elenco e até mesclando com alguns atores dos filmes originais. E eu confesso que first class é um dos meus filmes favoritos dos X-Men, ao mesmo tempo que o 3o filme dessa nova trilogia, o x-men: dark phoenix é provavelmente um dos piores filmes de super heróis de todos os tempos. O que nos leva à entrevista do Matthew Vaughn ao site Screen Rant, onde ele expressou a sua vontade em rebootar a trilogia clássica de Star Wars:

“Mas para mim agora, se alguém me perguntasse, o que você faria? Para eu voltar ao mundo dos personagens de outra pessoa e de outras franquias, quero dizer, eu estava brincando. Eu disse isso como uma piada e agora, sim, talvez eu fizesse isso. Se eles quisessem reiniciar Star Wars, contar a história dos Skywalkers. Então, eu diria: Ei, isso vai ser interessante. Porque para mim tem que ser algo tão ousado, tão diferente e tão corajoso.

Eles disseram que você não pode fazer isso. Eu estava tipo, houve três Homem-Aranha, diversos James Bonds. Tipo, do que você está falando? Por que isso não pode acontecer? Eu não controlo Star Wars, mas faria algo grande, corajoso e com ótimos personagens. Quero ver Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo e Chewie fazendo suas coisas. Não algum primo distante. Quem se importa?”

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que tudo isso não passa de apenas uma declaração do diretor referente a algo que lhe foi perguntado, uma vontade dele. O que não significa que irá acontecer. Inclusive, a ideia de refazer a trilogia clássica de Star Wars ou rebootar o universo como um todo não é algo totalmente inédito. Muitos fãs clamam por um remake de parte da história, representada pela trilogia sequel, já que o resultado final acabou sendo uma bagunça narrativa e deixou algumas sequelas que estão precisando de bastante esforço dos novas séries para justificar certas escolhas. E sim, estou me referindo à volta inexplicável de Palpatine. Outros defendem que a história da trilogia clássica seja contada novamente, porém com efeitos especiais mais modernos, uma produção mais espalhafatosa e com atores e diálogos mais atuais. 

Mas, na minha opinião, isso seria um grande erro. Claro, os diálogos das prequels e da trilogia clássica são bem literais e até mesmo cringe as vezes. Os efeitos especiais de ambas trilogias, em alguns momentos, acabaram se tornando datados. E a trilogia sequel, mesmo tendo diálogos, atuações e efeitos melhores, entregaram uma história sem coesão, um telefone sem fio entre 2 diretores que tinham visões completamente opostas. Mas mesmo sabendo de tudo isso, eu acho que Star Wars não deveria ser rebootado. Essa galáxia muito muito distante deve sempre estar se expandindo, trazendo novos personagens, novas histórias. Adicionando ao universo tão rico e intrigante que nos cativa dia após dia. Imagina só se após as sequels, eles tivessem optado por rebootar a trilogia clássica? Nós nunca teríamos conhecido din djarin e grogu, ao invés disso estaríamos vendo uma nova versão do episódio 4 com tom holland como luke skywalker e millie bobbie brown como leia. Estaríamos repetindo histórias simplesmente com uma nova roupagem. Por que não usar essa nova geração de atores, efeitos especiais, contadores de histórias para desbravar a galáxia e nos trazer algo novo e jamais antes visto?

Quanto aos efeitos especiais que hoje podem ser considerados “datados”, na sua época de lançamento, eles foram considerados inovadores e pavimentaram o caminho para os efeitos que temos hoje. Jar Jar Binks foi o primeiro personagem protagonista de um filme completamente gerado em CGI. Jar Jar engatinhou para que Gollum pudesse correr e Thanos pudesse voar. Ao invés de querer melhorar efeitos antigos, a preocupação deveria ser criar e desenvolver efeitos inovadores que se tornarão datados em 10 anos, mas que terão representado um salto na tecnologia, justamente como foi feito na trilogia clássica e prequel. 

Enfim, fico muito feliz que o futuro de Star Wars está apontado para novas histórias e não para o remake ou reboot do que veio antes.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja tambem

Resenha | Star Wars: The Acolyte (Episódios 1 e 2)

Resenha: Star Wars – Marcas da Guerra

Tudo o que Você Precisa saber sobre Star Wars: The Acolyte

Star Wars: The Acolyte | Tudo o que Você Precisa saber sobre a Série

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do universo Star Wars!

Isenção de responsabilidade: Central Tatooine não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado com STAR WARS, Lucasfilm Ltd., The Walt Disney Company, Disney Enterprises Inc. ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas. O site oficial de Star Wars está disponível em www.starwars.com. Todas as artes, logotipos e propriedades de Star Wars: ©Lucasfilm LTD

Central Tatooine - 2024