Menu

O Caminho de Mandalore – Parte I

O Caminho de Mandalore – Parte I

Se você é fã recente da saga Star Wars, você deve ter sido apresentado ao mundo dos Mandalorianos através da série The Mandalorian. Vendo nosso querido caçador de recompensas Din Djarin vivendo a sua fé através do Caminho de Mandalore. A discrição e sua fé ortodoxa era a única forma de sobreviver já que não haviam mais tantos mandalorianos como antes. Mas antes mesmo dos mandalorianos serem espalhados pela galáxia após o Purgo de Mandalore, houve um período que este povo residia em um planeta só deles, vivam um modo de vida pacífico cultivando sua cultura, conhecimento e arte com as novas gerações. Este primeiro artigo será a introdução para a série Caminho de Mandalore, onde vamos explorar os episódios onde os mandalorianos participam ativamente da história na série animada Clone Wars . Eu mesmo já tive um certo preconceito com animação de Star Wars, mas após assistir a primeira série eu não parei mais. Deixo aqui meu convite para que você acompanhe aqui no Central de Tatooine essa nossa viagem através de Clone Wars para conhecer ainda mais sobre mandalorianos.

A trama de Mandalore – Episódio 12 da Segunda Temporada de Clone Wars

Satine Kryze era a regente de Mandalore no período das Guerras Clônicas. Ela assumiu o cargo após a última Guerra Civil Mandaloriana. Este evento dividiu a sua sociedade. Os derrotados foram exilados na lua de Concórdia e os vencedores ficaram com o domínio do planeta Mandalore. Nesta mesma ocasião, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi ficaram o período de 1 ano protegendo Satine de Caçadores de Recompensas enviados pelos Insurgentes. É desconhecido o que aconteceu com o restante da família de Satine neste período. Sabemos que ela e sua irmã sobreviveram, mas não temos noção de como e quanto elas foram separadas após a Guerra.

Satine Kryze era a irmã mais velha de Bo-Katan e assumiu o posto de Duquesa. Após perder a maior parte do seu povo na Guerra Civil, ela tomou aversão à violência e decidiu reconstruir Mandalore tendo a paz como princípio. Na época das Guerras Clônicas, a Duquesa da Mandalore ficou à frente do Conselho de Sistemas Neutros, que era a união de mais de 1500 planetas que não queriam tomar partido de nenhum dos lados da Guerra, a República ou os Separatistas. Apesar de Mandalore possuir a sua força policial, eles não possuíam exército e a cultura de guerreiros foi perdida com o tempo. Eles passaram a ser chamados de “Novos Mandalorianos” e apesar de estarem vivendo um momento de paz e prosperidade, nem todos estavam de acordo com esta nova realidade…

PUBLICIDADE

Na lua de Concórdia, onde os derrotados da Guerra Civil Mandaloriana foram exilados, surgiu em segredo um grupo extremista chamado de “Olho da Morte” que tinha como objetivo derrubar o governo de Satine Kryze. Eles tinham orgulho do passado de guerra e violência e buscavam de todas as formas tomar o controle de Mandalore. Seu líder, Pre Vizsla, mantinha contato diplomático com Satine como Governador de Concórdia. Obviamente, a Duquesa não fazia idéia de que o governador era um conspirador e desejava a todo custo derrubá-la. Apesar de ter uma força bélica considerável, a quantidade de guerreiros ainda não era o bastante para subjulgar Mandalore e retomar o controle. Foi neste momento que uma aliança entre Conde Dookan e o Olho da Morte foi firmada. Eles enviaram acusações falsas para o Senado da República a fim de fazer uma ligação entre os terroristas do Olho da Morte ao governo de Satine Kryze.

A República Galáctica envia então o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi para Mandalore a fim de investigar as acusões recebidas pelo Senado. O Mestre Jedi é recebido pelo Ministro Almec que imediatamente tenta dissipar os rumores ao redor de Mandalore. Ele alega que o passado violento de Mandalore já passou e foi substituído pela devoção ao pacifismo instaurado pela Duquesa Satine. Segundo ele, os guerreiros do passado foram exilados para a lua de Concórdia e morreram há muitos anos. Mesmo assim, Obi-Wan apresenta uma gravação de um sabotador vestindo armadura Mandaloriana que tirou sua própria vida ao invés de ser capturado pela República. Satine fica apreensiva com o que vê e permanece cautelosa com a investigação de Obi-Wan, que ele insiste ser em nome do Conselho Jedi e não da República Galáctica. Além disso, existe o desconforto da conexão que Satine e Obi-Wan tiveram no passado.

Enquanto Satine e Obi-Wan andam pelas ruas pacíficas de Sundari, capital de Mandalore, uma bomba explode na praça principal levando terror e desespero para os cidadãos. Uma imagem holográfica é mostrada no local da explosao contendo o símbolo do Olho da Morte. Após a comoção, Obi-Wan começa a perseguir um suspeito que corre desesperadamente assim que atrai a atenção do Mestre Jedi. Após encurralar o suspeito que não tem nada a frente dele a não ser uma queda enorme de cima do prédio onde ele se encontra, ele prefere saltar ao ser levado sob custódia. Satine presencia a cena e corre para falar com o suspeito que em seus últimos suspiros fala com ela usando a língua tradicional usada na lua de Concórdia.

A Duquesa e Obi-Wan partem para Concórdia a fim de investigar mais sobre o Olho da Morte. Enquanto Satine é recebida pelo Governador Pre Vizsla, Obi-Wan começa a procurar pistas que possam levar as respostas que eles precisam. O Mestre Jedi acaba encontrando fábricas em pleno funcionamento, além de armas e veículos. Aparentemente, os guerreiros não morreram a muito tempo como o Ministro Almec acreditava. Durante sua investigação, Obi-Wan acaba surpreendido por membros do Olho da Morte e acaba sendo capturado. Ele imediatamente entra em contato com Satine pedindo ajuda. A Duquesa arruma uma desculpa e consegue ir até Obi-Wan e consegue libertá-lo, mas para a surpresa de ambos, quem aparece como líder do grupo extremista é Pre Vizsla, o governador da Lua de Concórdia. O Mestre Jedi luta contra Pre Vizsla que esta portando um sabre de luz diferente de tudo o que havia até aquele momento, o Sabre Negro, que conforme dito por Pre Vizsla seus antepassados roubaram do Templo Jedi em Coruscant na queda da Velha República. Mas isso não foi o bastante para derrotar Obi-Wan, Pre Vizsla e seu grupo fugem, mas promete que ainda vai acabar com Satine Kryze num futuro próximo.

Uma curiosidade aqui é que o dublador do personagem Pre Vizsla é ninguém mais ninguém menos que Jon Favreu! isso mesmo! Jon Favreau, o show runner da série The Mandalorian, retornou anos após ter trabalhado em Clone Wars e nos apresentou uma nova perspectiva dos mandalorianos.

Espero que tenham gostado da primeira parte do Caminho de Mandalore e espero vocês nos próximos artigos aqui no Central Tatooine. Este é o caminho!

guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Tristão
Guilherme Tristão
6 meses atrás

Que conteúdo de qualidade, sempre bom ver nosso universo sendo bem trabalhado e explicado! Tmj, grande abraço!!

Nely
Nely
6 meses atrás

Muito legal. Amo a série The Clone Wars. Já assisti cinco vezes, e não canso (estilo Chaves). Sugiro que assistam em ordem cronológica. Parece que não, mas faz diferença sim.
Sigam em frente. Bom trabalho!

Gustavo
Gustavo
6 meses atrás

Boa, Sam! É muito bacana ver que o Favreau tava lá desde o começo, e agora se tornou o condutor de toda essa parcela Mandaloriana da galáxia. Ótimo texto, ansioso pra parte 2!

Veja tambem

Tudo o que Você Precisa saber sobre Star Wars: The Acolyte

Resenha | Star Wars: The Acolyte (Episódios 1 e 2)

Resenha: Star Wars – Marcas da Guerra

Tudo o que Você Precisa saber sobre Star Wars: The Acolyte

Star Wars: The Acolyte | Tudo o que Você Precisa saber sobre a Série

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do universo Star Wars!

Isenção de responsabilidade: Central Tatooine não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado com STAR WARS, Lucasfilm Ltd., The Walt Disney Company, Disney Enterprises Inc. ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas. O site oficial de Star Wars está disponível em www.starwars.com. Todas as artes, logotipos e propriedades de Star Wars: ©Lucasfilm LTD

Central Tatooine - 2024