Menu

A importância do compartilhamento de conhecimento

Saudações alderaanianas!
Em nome da Casa Real de Alderaan, pedimos o início imediato das relações diplomáticas com Tatooine.

Primeiramente, eu queria começar essa coluna agradecendo a oportunidade de trazer um pouco do Pensadores de Alderaan aqui para o Central Tatooine. Em um mundo pós-industrial o conhecimento sozinho não tem mais muito valor. É o ato de compartilhar que se torna cada vez mais importante. Poder estar aqui escrevendo essa primeira coluna é de muito valor para o compartilhamento de conhecimento para além do meio audiovisual. Ou seja, nosso podcast e o que a gente faz nas redes e no youtube.

 

 Conhecimento exponencial

A criação de uma obra cultural está intrinsecamente ligada ao compartilhamento de conhecimento. Como um professor que eu tive gostava de dizer, “a arte rupestre foi a primeira lousa da humanidade.” Se vocês me permitirem fazer um salto quase tão longo quanto o dado na Odisséia no Espaço, o cinema tem fundamentalmente essa mesma finalidade. Uma história só faz sentido tendo em vista compartilhar um conteúdo. Isso é importante pelo fato da geração de conhecimento da sociedade ter um perfil exponencial.

Em 1982, o futurista e inventor R. Buckminster Fuller estimou que, até 1900, o conhecimento humano dobraria aproximadamente a cada século. Em 1945 já estava dobrando a cada 25 anos, e em 1982, estava dobrando a cada 12-13 meses. Os especialistas estimaram que, até 2020, o conhecimento humano dobrava a cada 12 horas! É por isso que compartilhar o nosso conhecimento é tão importante, caso contrário ele corre o risco de se tornar obsoleto.

 

PUBLICIDADE

Obras clássicas

No entanto, existem obras que são tão relevantes que se tornam atemporais. Elas se tornam clássicos. Independente da sua idade e contexto essas obras se mantêm atuais pela sua constante relevância para interpretar o mundo. O que faz Star Wars ser especial é ele ser um clássico do cinema. Essa franquia de mais de 40 anos não apenas se tornou uma das mais relevantes do cinema, mas ainda interage com tantos indivíduos de todas as gerações existentes de maneiras muito distintas. Essa criação do George Lucas é muito mais do que filmes de Space Opera, fantasia, ficção científica, enfim… Ela é um fundamento comum de representação das relações sociais. Assim, é possível se identificar com diferentes traços dessa obra e enriquecer o conhecimento.

Claro, eu amo muitos aspectos desses filmes, amo as lutas de sabre de luzes, as diversas espécies extraterrestres e tenho uma coleção de Lego de diversas naves espaciais. Mas o que eu quero compartilhar com vocês aqui, é o que mais me atrai dentro dessa franquia, que é justamente a perspectiva das relações sociais. Talvez, se eu tivesse ido estudar engenharia, eu estaria escrevendo aqui sobre abafadores aluviais e como eles teriam ajudado a resolver o problema do hiperdrive da Millennium Falcon, mas foram as ciências sociais as que me conquistaram.

 

Pensadores de Alderaan

O conceito que rege o Pensadores de Alderaan é de interpretar esse universo maravilhoso para refletir a realidade, criando pontes com o nosso cotidiano. Além de falar de uma coisa que nós amamos, é uma oportunidade de abordar variados temas importantes que passam despercebidos, parecem distantes e soam complexos, mas que influenciam diretamente a nossa vida cotidiana.

O nosso objetivo é usar o folclore de Star Wars como meio para compartilhar conhecimento, gerar e expandir conversas. Nessa mesma linha, aqui nas nossas colunas, eu e o Pedro vamos compartilhar nossas percepções favoritas para abranger tudo que Star Wars integra, na expectativa que vocês façam o mesmo. Se você ainda não conhece meu parceiro pensador, vai ler a coluna dele e o que ele tem a dizer aqui no Central Tatooine… Estamos muito felizes de estarmos aqui, para poder compartilhar conhecimento, informação e o nosso amor!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja tambem

Resenha | Star Wars: The Acolyte (Episódios 1 e 2)

Resenha: Star Wars – Marcas da Guerra

Tudo o que Você Precisa saber sobre Star Wars: The Acolyte

Star Wars: The Acolyte | Tudo o que Você Precisa saber sobre a Série

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do universo Star Wars!

Isenção de responsabilidade: Central Tatooine não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado com STAR WARS, Lucasfilm Ltd., The Walt Disney Company, Disney Enterprises Inc. ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas. O site oficial de Star Wars está disponível em www.starwars.com. Todas as artes, logotipos e propriedades de Star Wars: ©Lucasfilm LTD

Central Tatooine - 2024