Menu

Palavras de um emissário alderaaniano

Palavras de um emissário alderaaniano

Saudações alderaanianas!

Em nome da Casa Real de Alderaan, pedimos o início imediato das relações diplomáticas com Tatooine.

Sim, é isso mesmo! O Pensadores de Alderaan está inaugurando uma coluna no Central Tatooine! Uhul! Sem exagero nenhum, é uma alegria e uma honra ter um espacinho aqui. É uma alegria porque é uma oportunidade de compartilhar um pouco da nossa visão com quem gosta de Star Wars tanto quanto a gente! E é uma honra porque é um privilégio fazer parte de um projeto como esse, com tanta gente legal. Então, queria começar nossa relação tomando um instante pra reconhecer esse acontecimento, elaborando o que isso significa pro Pensadores, o nosso papel enquanto colunistas da Central Tatooine, e o papel que você – você mesmo, que me lê – acaba de assumir.

Pensadores de Alderaan?

O Pensadores de Alderaan é um podcast de Star Wars lançado em 2021. Um projeto de educomunicação com a missão de olhar os temas políticos, filosóficos e sociais dessa universo ficcional que – como eu digo sempre – é muito mais que lutinha de sabre de luz, nave voando e “pew-pew-pew”.

Todo mundo que já conversou sobre esses temas e construiu pontes entre nosso cotidiano e uma galáxia muito muito distante pode se considerar um de nós. O Pensadores de Alderaan não é só o Pedro ou o Chris. É você, a partir de agora. Aqui, nesse meio, somos só mediadores entre mídia e público, entre Star Wars e os fãs. Ter uma coluna aqui, então, significa expandir essa missão e o Pensadores no ciberespaço. Expandir as nossas fronteiras, primeiro de tudo. Ou seja, além das conversas que a gente propõe no podcast, nas lives do Youtube ou nas enquetes do Instagram, esse espaço é mais um ponto de contato entre nós.

Meio e mensagem

Via de mão dupla

E não é só “mais um canal de relacionamento” do Pensadores de Alderaan. É uma nova forma da gente se conectar, de maneira significativa. E, sobre isso, minha formação acadêmica fala alto. Meio é mensagem. Uma mensagem é delimitada pelo meio para qual ela é produzida. Na nossa dinâmica, aqui, isso impacta não só em como atuamos, mas também – dentro de uma perspectiva circular de comunicação – na resposta do interlocutor desse diálogo. Sim, em você que me lê e nas conversas que surgem na seção de comentários.

Não existe forma melhor de ilustrar isso do que os 140 caracteres que limitavam o finado Twitter e a sua arquitetura enquanto rede. As conversas eram pautadas pela interface, com textos curtos que depois evoluíram pra fios, mas ainda sim, concisos e diretos. O algoritmo, as hashtags, enfim, tudo delimitando como eram as trocas e priorizando, assim, o conflito. Muito já foi estudado sobre isso, então não vou me alongar – não só hoje, mas sempre: esse vai ser o ritmo aqui. Mas, voltando ao assunto, o Twitter – junto de outras mídias que mediam as nossas relações – impactou como se faz política, como as marcas se relacionam com os consumidores e, enfim, como a gente se articula em sociedade.

PUBLICIDADE

Um emissário alderaaniano

O poder da linguagem

O mesmo determinismo do meio impacta aqui o que eu escrevo e como nossas conversas podem ser a partir de agora. Uma coluna com uma seção de comentários é muito diferente de tudo o que a gente fez até então. O desafio e as recompensas potenciais são enormes. Aqui, a dureza dos caracteres limita o verniz que cobre os nossos outros diálogos verbais. Não existe edição, entonação, trilha sonora, luz, câmera, cenografia, nada. Só palavras escritas. Somos convidados a nos despir de todo nosso aparato imagético narrativo que é substituído pela linguagem na sua forma mais pura, e assim vamos.

Por mais paradoxal que pareça, um diálogo assim, na sua forma mais simples, faz com que eu me sinta mais exposto e mais próximo de vocês do que nunca. As palavras batem de uma maneira mais forte, tanto em quem escreve, quanto em quem lê. Acredito muito no poder da linguagem. Talvez, por isso, abraço com tanto entusiasmo a minha missão enquanto emissário alderaaniano em Tatooine e fico no aguardo de ler as palavras de vocês, no futuro.

Episódios expandidos

Criativamente, isso significa uma oportunidade de expandir nossos episódios e as conversas que a gente começa lá no nosso programa. É um convite para quem não ouviu e, ao mesmo tempo, uma extensão pra quem já curtiu um determinado tema e quer ir mais fundo com a gente. Existem diversas coisas que ficam “no chão da sala de edição” quando finalizamos os nossos episódios. Cenas deletadas mesmo. Assim como quando a gente escreve o roteiro final e, principalmente, na etapa de pesquisa. Algumas coisas simplesmente não cabem. Muita coisa acaba, como a gente fala, no “estacionamento de ideias”. Fica guardado, mas nunca esquecido. Existem coisas também que aparecem depois de lançarmos um episódio e fica aquela sensação de “ah, isso podia ter entrado”! Enfim, finalmente, a gente vai poder fazer uma coisa com isso e dar uso pra todas essas ideias.

Internautas pensantes

Esse espaço, então, vai ser sobre isso. Eu e o Chris (que, aliás, também se apresenta aqui) vamos nos alternar mensalmente. Enquanto um escreve sobre um episódio antigo, outro escreve sobre o mais recente – e assim vai. Talvez as coisas mudem, talvez a gente mantenha o plano. Nunca se sabe. Mas é assim que a gente trabalha. Fluindo como a água, no fluxo do caminho. E isso envolve você, internauta pensante. Nossas conversas só podem existir a partir de vocês. Há setenta anos já se sabe que a comunicação não é uma via de mão única. Portanto, esse é só o começo. Nos falamos por aí.

Eu sou o Pedro, e nós somos os Pensadores de Alderaan.
Os Pensadores existem desde sempre e pra sempre, contanto que exista Star Wars.

Que a Força esteja com todos nós.

guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vébis Jr.
2 meses atrás

Belo texto, Pedrón! pra varias, mandando benzasso!

Veja tambem

Resenha | Star Wars: The Acolyte (Episódios 1 e 2)

Resenha: Star Wars – Marcas da Guerra

Tudo o que Você Precisa saber sobre Star Wars: The Acolyte

Star Wars: The Acolyte | Tudo o que Você Precisa saber sobre a Série

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do universo Star Wars!

Isenção de responsabilidade: Central Tatooine não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado com STAR WARS, Lucasfilm Ltd., The Walt Disney Company, Disney Enterprises Inc. ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas. O site oficial de Star Wars está disponível em www.starwars.com. Todas as artes, logotipos e propriedades de Star Wars: ©Lucasfilm LTD

Central Tatooine - 2024