Menu

Todos os Padawans que abandonaram a Ordem Jedi

A Ordem Jedi era constituída de indivíduos sensíveis à Força identificados desde a infância e treinados em seus Templos. Geralmente essas crianças eram encontradas por outros Jedi, podendo ser sentidas por sua conexão com a Força ou chamados pelos pais, eram então levadas ao Templo de Coruscant e treinadas até serem escolhidas por um Mestre e se tornarem Padawans.

Vale lembrar que a conexão com a Força de cada indivíduo era única, portanto alguns younglings ou padawans poderiam ter muitas dificuldades em seu treinamento e até mesmo perceberem que não gostariam de seguir esse caminho.

Como na HQ Obi-Wan de 2022, em que Gehren Rand, uma youngling amiga de Obi-Wan Kenobi, desistiu de se tornar Jedi pois teve visões de seu pai em perigo e fugiu para ajudá-lo.

Inclusive, se um youngling ou padawan deixasse a Ordem, ele ou ela não faria parte daqueles conhecidos como os “Vinte Caídos”, esses eram Cavaleiros ou Mestres Jedi que abandonaram a Ordem, como o Conde Dookan.

Mas vamos listar aqueles que conhecemos.

KOMARI VOSA

PUBLICIDADE

Começando pelo Legends, a padawan Komari Vosa deixou a Ordem Jedi após ser impedida de passar pelas provações para se tornar uma Cavaleira.

Komari era talentosa com o sabre de luz, e apesar de seu temperamento volátil se provou uma aprendiz com grande potencial nos caminhos da Força. Tanto, que ela foi escolhida por Dookan como sua padawan. Após um belo desempenho na Batalha de Galidraan, derrotando vinte soldados mandalorianos em combate, ela chamou a atenção dentro da Ordem, mas seu mestre e o Conselho decidiram que ela não poderia passar pelos ritos para se tornar Cavaleira por conta de sua atitude agressiva, além do fato dela desenvolver uma certa paixonite por Dookan.

Komari tomou a decisão como uma traição da Ordem Jedi e abandonou o Templo. Eventualmente ela acabou caindo para o lado sombrio.

JOLEE BINDO

Durante a Velha República, Jolee Bindo era um padawan e treinava no Templo de Coruscant. Considerado inconsequente e impulsivo, ele frequentemente desafiava as ordens do Conselho e fazia o que achava ser o certo.

Durante uma missão, a nave dele foi abatida por uma mulher chamada Nayama, com quem ele acabou se casando. Ela era sensível à Força, e apesar de seu status de Padawan e do Conselho ser contra, Jolee a treinou. Com a ascensão de Exar Kun, Nayama caiu para o lado sombrio e se juntou a ele, ela tentou convencer Jolee a seguir o mesmo caminho, mas ele não concordou e também não teve coragem de matar a esposa, causando indiretamente a morte de muitos Jedi.

Apesar disso, o Conselho não puniu Jolee e ofereceu a promoção para Cavaleiro, mas ele perdeu a fé no Conselho e se exilou.

XANATOS

Ainda no Legends, Xanatos foi Padawan de Qui-Gon Jinn. Antes de Obi-Wan Kenobi, Qui-Gon encontrou um garotinho sensível à Força chamado Xanatos em Telos IV. Com o consentimento de Crion, o pai do garoto, Qui-Gon o levou para Coruscant e começou seu treinamento.

Xanatos era agressivo, o que preocupava o Conselho, mas Yoda o enviou com seu mestre em uma missão como seu teste final para se tornar Cavaleiro. A missão era investigar a morte de uma sacerdotisa de Telos, e quem orquestrou seu assassinato foi Crion, pai de Xanatos. Em uma enorme conspiração, Xanatos tomou o lado do pai, falhando no teste. E pra piorar, Qui-Gon Jinn duelou contra Crion, vencendo o duelo e causando a morte do pai de Xanatos, o que o fez se voltar para o lado sombrio, deixando a Ordem Jedi.

FERUS OLIN

Também no Legends, Ferus Olin foi o padawan da Mestre Siri Tachi. Ferus era considerado muito maduro e um rival de Anakin Skywalker, já que Anakin era exatamente o oposto de Ferus em relação a regras e disciplina.

Mestre e padawan participaram de muitas missões com Obi-Wan Kenobi, mas em uma dessas missões, com o objetivo de capturar uma cientista que trabalhava com o assassino de Yaddle, Ferus decidiu deixar a Ordem Jedi.

Nessa missão em Korriban, uma padawan chamada Thel-Tanis morreu ajudando Ferus, ele acreditava que a morte dela tinha sido causada por culpa dele, então por conta do luto deixou a Ordem.

GHEYR

Pelo cânon, a Trandoshana Gheyr também deixou a Ordem, antes mesmo de se tornar Padawan. Enquanto ainda eram Iniciados, esperando para serem escolhidos por um mestre, Gheyr, Jak’zin e Krrsish eram amigos. Acontece que o Wookiee Krrsish teve uma visão que Gheyr cairia para o lado sombrio e tentou matá-la para impedir isso. Yoda conseguiu evitar a morte da Trandoshana, e apesar de não haver qualquer indício da queda de Gheyr, ela deixou a Ordem para que não houvesse chance dela machucar ninguém.

RUU

O padawan Ruu era um Lucem, treinado pela mestre Conithr em Corellia durante a Alta República. Após a queda do Farol de Luz Estelar, os Jedi foram convocados a retornar para Coruscant, porém Ruu e Conithr permaneceram na Cidade de Coronet para defendê-la dos Nihil, um grupo de piratas que foram a causa da queda do Farol. Porém, Conithr sacrificou sua vida para salvar a de Ruu. E desiludido com a Ordem, ele abandonou seus ensinamentos e passou a viver em Coronet, atacando os Nihil como podia.

TY YORRICK

Também durante a Alta República, a Tholothiana Ty Yorrick também abandonou a Ordem Jedi. Ela era amiga do também padawan Klias Teradine e eles viviam em Alaris Prime. Klias acabou convencendo Ty a explorarem o Monte Bikja, onde havia um santuário e Klias queria descobrir seus segredos. No santuário da Irmandade Yallow havia vários artefatos, e um deles acabou sendo desbloqueado por Klias e ele foi tomado pelos Yallow e atacou  Ty. Ela não conseguiu ajudar o amigo e foi forçada a matá-lo, depois disso ela não conseguiu voltar para a Ordem e se tornou uma espécie de caçadora de monstros.

AHSOKA TANO

Talvez a mais famosa padawan a deixar a Ordem seja Ahsoka Tano. A aprendiz de Anakin Skywalker foi incriminada por sua amiga Bariss Offee, outra padawan, pelo atentado ao Templo Jedi de Coruscant e a morte de uma prisioneira. Ahsoka foi julgada previamente pelo Conselho Jedi e expulsa da Ordem. Anakin buscou a verdadeira culpada pelos crimes e descobriu ser Bariss, que estava descontente com o caminho de violência que a Ordem estava seguindo, mas tentou provar seu ponto com mais violência. Irônico. Ahsoka foi então absolvida no julgamento e a Ordem Jedi ofereceu seu lugar de volta, inclusive como Cavaleira, mas ela recusou, abandonando seu treinamento, porém não o caminho Jedi.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja tambem

Resenha | Star Wars: The Acolyte (Episódios 1 e 2)

Resenha: Star Wars – Marcas da Guerra

Tudo o que Você Precisa saber sobre Star Wars: The Acolyte

Star Wars: The Acolyte | Tudo o que Você Precisa saber sobre a Série

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades do universo Star Wars!

Isenção de responsabilidade: Central Tatooine não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado com STAR WARS, Lucasfilm Ltd., The Walt Disney Company, Disney Enterprises Inc. ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas. O site oficial de Star Wars está disponível em www.starwars.com. Todas as artes, logotipos e propriedades de Star Wars: ©Lucasfilm LTD

Central Tatooine - 2024